menufechar

Contato

Siga a EAV

newsletter

Cadastre-se

Cursos EAV

Composteiras Epidérmicas

ESSE CURSO É OFERECIDO NA(S) SEGUINTE(S) MODALIDADE(S):
Professores:

Millena Lízia

Saiba mais

Walla Capelobo

Saiba mais
Faça sua matrículaMatrícula para bolsistas

Curso Presencial | Férias

De 06 a 12 de julho. Segunda, terça, quarta e quinta-feira, das 14h às 17h.

R$ 380,00.
*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Alunos beneficiários da política de descontos só podem realizar pagamentos via boleto bancário.

Se interessou por algum curso?

fale com a gente
  • Sobre

    "Composteiras Epidérmicas" é um curso experimental que nasce da aglutinação de três propostas pré existentes: "Experiências Epidérmicas: movimentos para organizações de cadernos de artistas-pesquisadoras/es” (ofertada por Millena Lízia),​​ “Terra à terra" (ofertada por Walla Capelobo) e “Composteiras: Saberes Regenerativos com Beatriz Nascimento” (ofertada pela dupla).

    O encontro das proposições se organiza principalmente contra esse insistente projeto de humanidade que se arquiteta de forma indissociável com a produção de humilhações, com a hierarquização das vidas, com a aniquilação das dissidências e demais fertilidades da terra. Apesar dos projetos aniquiladores, como nos reorganizamos diante das tantas fragmentações investidas contra nossas existências? A compostagem nos aparece aqui como uma possível resposta a essa indagação somada aos conhecimentos quilombolas organizados por Beatriz Nascimento.

    A proposta de construção deste grupo de estudos passa pela construção de cadernos, pela compostagem e demais tecnologias terrestres como métodos para desenvolver pesquisas e materializar saberes. Resíduo/Registro/Resisto? Sem começo e sem fim, somos meio.

    Compostar experiências epidérmicas é uma maneira de ofertar continuidade da vida ao exercer caminhos de fertilidades para os resíduos gerados na vida terrena.

  • Conteúdo

    A proposta para esses encontros passa pelo convite para nos organizarmos como um grupo de estudos dedicado à produção de existências cujas composições de saberes nos possibilitem trocas nutritivas no sentido das dignidades, nas muitas formas de ser-estar no mundo nos entendendo como seres integrantes de coletividades que se constroem em relações. Para tanto, no sentido das valorizações das vidas e de seus tempos, nos pareceu poderoso elencar em cada edição a contribuição de um/a/e autor/a/e em específico para adentrarmos também na floresta que cada um/a/e é. Seremos todas/es/os convidadas/es/os, a partir do contato com esse conjunto de saberes, a alimentarmos a roda com os saberes teóricos e/ou práticos que nos constituem, que vem fazendo parte de nossas pesquisas e, indissociavelmente, nos modos como nos construímos.

    Nossos encontros passarão por nos envolvermos nos aprendizados com as tecnologias de compostagem como um modo de nos conectarmos com dinâmicas regenerativas a partir de matérias vivas que apenas podem se transformar em matérias vivas, nutrientes de mundos. As dinâmicas nutritivas, dinâmicas estas que possibilitam nossos sustentos, estão longe de se constituírem linearmente, pois estes percursos são cíclicos e repletos de transformações que se fazem por meio de assimilações e excessos. Tudo isso nos é matéria e não nos é concebível continuarmos lidando com a ideia de produção de resíduos como um fim.

    É entre a relação com os alimentos, a digestão, a decomposição, a recomposição e nossas caminhadas no mundo (sejam elas físicas, psíquicas, emocionais ou espirituais) que se constrói, portanto, nossa proposta de grupo de estudo, de pesquisa.

    Nesta edição, para abrir nossos caminhos, contaremos com os saberes da Beatriz Nascimento – historiadora, poeta e cineasta que se dedicou aos estudos dos quilombos e suas heranças civilizatórias na cultura afrobrasileira. Os saberes sistematizados por Beatriz e as tecnologias quilombolas são matérias orgânicas engajadas na preservação, manutenção, regeneração e sensibilização das vidas.

    Em meio a crises ambientais e civilizatórias, nas quais a natureza e humanidades são entendidas como recurso a serem consumidos, tomamos como urgência a necessidade de imaginar a transformação dos destinos dessa história.

    O grupo de estudos é um convite ao encantamento das transformações vitais.

  • Dinâmica

    Em roda os encontros serão conduzidos em dois momentos, separados por um intervalo do final de semana. O primeiro ciclo, de maior duração, serão de três dias (06, 07 e 11/07) onde trocaremos em roda sobre as terras que nos compõem, propositoras e participantes, memórias da terra que herdamos, cruzamentos de experiências e construções de caminhos regenerativos de cuidados. A contribuição da intelectual quilombola Beatriz Nascimento é sempre presente nas conversas e propostas. A partir de suas palavras e as tecnologias civilizatórias quilombolas decompomos o mundo moderno colonial e outros modos de existências são visíveis. Diálogos sobre as pesquisas de arte/vida de cada compositor/a/e, propositoras e participantes serão fomentados a fim de estabelecer confluências e feituras de caminhos imaginativos. O último e quarto encontro acontece no dia 12/02, momento este para reverberações do primeiro ciclo e apresentação de expressões artísticas a partir dos nossos encontros.

  • Público

    Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema.

    Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.

    Indicado para pessoas com processos artísticos em desenvolvimento.

    Não exige conhecimentos prévios.

  • Referências

    - BATISTA, Wagner Vinhas. Palavras sobre uma historiadora transatlântica: estudo datrajetória intelectual de Maria Beatriz Nascimento. Salvador:UFBA, 2018. Disponivel em:https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25958;

    - NASCIMENTO, Maria Beatriz. Beatriz Nascimento, Quilombola e intelectual: possibilidadenos dias da destruição. Filhos da África, 2018;

    - RATTS, Alex. Eu sou atlântica: sobre a trajetória e a vida de Beatriz Nascimento. SãoPaulo: Instituto Kuanza, 2006;

    - REIS, João Carlos. Historiografia e Quilombo na obra de Beatriz Nascimento. Foz doIguaçu: UNILA, 2019. Disponivel em:http://dspace.unila.edu.br/123456789/5379;

    - NASCIMENTO, Beatriz. Org. Ratts, Alex. Uma história feita por mãos negras: BeatrizNascimento. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2021;

    - Orí. Direção de Raquel Gerber. Roteiro de Beatriz Nascimento. 1989. Filme.

  • Recursos necessários

    - 50 folhas tamanho A4;
    - Cola Bastão;
    - 2 Garrafas plásticas (Pets);
    - Fita adesiva.

  • Secretaria

    Todos os cursos online e presenciais emitem certificados.

Secretaria

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. Anualmente será cobrada uma taxa administrativa válida para todos os cursos. Cancelamentos de cursos devem ser informados até o último dia útil do mês anterior.
  • Normas de matrícula

    Matrículas, pagamentos e cancelamentos

    Antes de efetuar a matrícula leia este documento até o fim. Para informações sobre matrícula nas atividades do Parquinho Lage, clique aqui.


    Matrículas

    • As matrículas devem ser efetuadas através do
    e-mail cursos@eavparquelage.org.br ou através da venda online no nosso site.
    • Não há reservas de vagas.
    • Alunos inadimplentes não poderão efetuar nova matrícula, sem antes regularizar o débito em questão.
    • A secretaria tem o prazo de até 1 dia útil para conceder acesso aos cursos online, o prazo será contado a partir do preenchimento do formulário de matrícula.


    Taxa administrativa anual
    (válida até o final do ano vigente)


    • No ato da inscrição será cobrada uma taxa anual de custos administrativos, renovável a cada ano, no valor de R$ 50,00 (Cinquenta reais). Esta taxa não será cobrada na inscrição de cursos de curta duração e cursos de férias.


    Mensalidade

    • Será permitido o ingresso do aluno em qualquer dia do mês à sua conveniência, desde que efetue o pagamento integral da mensalidade referente ao mês em que deseja ingressar.
    • O vencimento das mensalidades é no dia 10 de cada mês. Após essa data será cobrada multa de 2% ao mês e atualização monetária de acordo com os índices governamentais vigentes.
    • Caso a matrícula do aluno seja feita após esta data, a multa não será cobrada na primeira mensalidade.
    • O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento das mensalidades.
    • A matrícula em cursos de modalidade contínua está condicionada ao pagamento de 50% do valor da mensalidade no mês de dezembro.


    Formas de pagamento

    • Boleto bancário e cartão de crédito (online, no site).
    • No caso da opção de pagamento por boleto bancário, os mesmos serão disponibilizados na área do aluno em até 5 dias úteis. É de responsabilidade do aluno ou responsável em caso de dificuldades em visualizar os boletos notificar a secretaria pelo email cursos@eavparquelage.org.br. O não pagamento do boleto em até 15 dias corridos após o vencimento implica na inclusão do CPF do aluno ou responsável nos órgãos de cobrança.


    Cancelamento de inscrição

    Todo e qualquer cancelamento de curso deve ser forma-lizado impreterivelmente até o último dia útil do mês anterior ao mês a ser cancelado através do e-mail cursos@eavparquelage.org.br, com os dados do curso e telefones para contato. O não pagamento dos boletos já gerados sem esse procedimento cumprido ensejará na inclusão do CPF do aluno ou responsável no Serasa depois de 15 dias corridos do vencimento dos mesmos.

    Cancelamento de curso pela escola

    Os cursos deverão atingir um número mínimo de inscrições para viabilizar sua realização. Desta forma, a EAV se reserva o direito de cancelar qualquer curso ou oficina. Os alunos inscritos serão informados e receberão reembolso integral do valor pago referente aos meses de cursos não realizados. Os meses ministrados não serão objeto de reembolso.

    Aula experimental

    A EAV oferece aulas experimentais em seus cursos. O valor da aula é de R$ 100,00 (cem reais), a ser descontado da mensalidade do mês em que ocorreu a aula experimental em caso de inscrição no curso em questão. Tal valor não será sujeito a reembolso. Só é permitida uma aula experimental por curso.

    Transferência entre cursos

    • A transferência deve ser solicitada até o último dia útil do mês, para ser realizada no mês seguinte.
    • Não realizamos transferência entre cursos no mesmo mês.
    • Não realizamos retorno ou devoluções de valores já pagos.
    • Os pedidos devem ser formalizados pelo e-mail cursos@eavparquelage.org.br informando o nome e horário do curso atual, o nome e horário do curso a ser transferido, e telefone para contato.

    Situações não previstas nestas normas serão analisadas e decididas pela Direção da EAV Parque Lage.

     

  • Monitores

    Atribuições

    • Chegar meia hora antes do início da aula e verificar ordem e limpeza da sala e equipamentos.
    • Retirar a lista de inscritos na Secretaria de Ensino e devolvê-la ao final da aula.
    • Auxiliar o professor no controle de presença dos alunos e no pagamento usando a lista de inscritos emitida pela secretaria da EAV.
    • Manter uma agenda com os contatos dos alunos (e-mail e telefone). Lembrar aos alunos que a frequência mínima é de 75% para receber um certificado.
    • Cuidar da comunicação entre professor/alunos (aulas externas e reposições, sempre com devida antecedência) e professor/Coordenação de Ensino. Escrever os e-mails com cópia para Carmen Souza (carmen.eavparquelage@gmail.com) e/ou ligar para a EAV.
    • Comparecer às reuniões mensais de monitores e Coordenação de Ensino.
    • Retirar os materiais para a aula na Coordenação de Ensino e devolver ao final.
    • Cuidar para que pincéis e potes sejam adequadamente lavados e para que todo o material de uso permanente (como tesouras, estiletes e réguas) seja recolhido e devolvido.
    • Equipamentos especiais como DVD, notebook e projetor devem ser solicitados com antecedência na secretaria da EAV.
    • Solicitações extras de materiais por parte do professor devem ser previamente comunicadas à Coordenação de Ensino e Produção.
    • Fazer pesquisas de textos para a aula quando solicitado, bem como xerox, levantamento de imagens etc.
    • Reforçar nas redes sociais e contatos a divulgação do curso.
    • Sobre eventuais outras atribuições e demandas do professor, consultar a Coordenação de Ensino e/ou a Direção da EAV.

  • Política de bolsas

    Bolsa Monitor – 100% de desconto

    • Indicado pelo professor, o aluno recebe bolsa integral;
    • 1 (um) monitor por curso. Validade máxima: 2 (dois) semestres;
    • O monitor auxilia o professor nas atividades, rotinas e demais processos do curso.

    Bolsa Funcionário / Professor (filhos e cônjuges) – 100% de desconto

    • 1 (um) curso por semestre.

    Intercâmbio Internacional – 100% de desconto

    • 2 (dois) cursos por semestre.
    • Válido para instituições internacionais conveniadas

    Bolsa Social – Descontos variáveis

    • Para pleitear a Bolsa Social, o candidato deverá enviar a solicitação para Coordenação de Ensino através do e-mail ensino@eavparquelage.org.br.
    • O texto deve conter: nome, endereço, curso almejado e justificativa – com breve apresentação e motivos.
    • A solicitação será analisada pela Comissão de Ensino para aprovação e ratificada pelo professor (a) do respectivo curso;
    • Bolsa voltada para pessoas em vulnerabilidade social.
    • Exceto para Cursos de Férias.

    Bolsa Estudante Instituição Pública – 50% de desconto

    • Solicitação de matrícula através do Formulário para Bolsistas;
    • Mediante apresentação de comprovante atualizado de matrícula ativa em instituição pública brasileira de ensino.

    Secretaria de Estado de Cultura (SECEC) – 50% de desconto

    • Desconto válido para todos os cursos mediante comprovação de matrícula de servidor ativo.

    Bolsa Programa de Formação Gratuito da EAV Parque Lage – 100% de desconto

    • 1 (um) curso por semestre;

    Bolsa Amigo EAV – Descontos variáveis

    • Solicitação de matrícula através do Formulário para Bolsistas;
    • Mediante apresentação da numeração de Associado Amigo EAV.
    Saiba mais: acesse a página do programa Amigo EAV e confira todos os benefícios.

  • Política de bolsas e descontos para instituições parceiras

    Museu de Arte Moderna
    (MAM) – RJ

    • Até 2 (dois) funcionários bolsistas por semestre para 1 (um) curso,
    com 100% de desconto;
    • Desconto de 10% em mensalidade de 1 curso por semestre para Amigo MAM-RJ.

    Museu de Arte Moderna
    (MAM) – SP

    • Até 2 (dois) funcionários bolsistas por semestre para 1 (um) curso com 100% de desconto;
    • Desconto de 10% em mensalidade de 1 curso por semestre para Amigo MAM-SP.

    Instituto Tomie Ohtake

    • 10% de desconto para os patronos do ITO nos cursos da EAV Parque Lage e visitas mediadas às exposições para grupos do ITO.

    Atmos Capital

    • 25% de desconto em cursos específicos, previamente definidos pela Comissão de Ensino EAV Parque Lage, para funcionários/colaboradores devidamente identificados.

    Aliança Francesa

    • 15% de desconto nas mensalidades dos cursos semestrais da EAV Parque Lage para alunos e funcionários;
    • Amigos EAV, alunos, funcionários e professores têm desconto de 30% na Aliança Francesa.

    Goethe Institut

    • 15% de desconto nas mensalidades dos cursos semestrais da EAV Parque Lage para alunos e funcionários;
    • Amigos EAV, alunos, funcionários e professores têm desconto de 25% nos cursos do Goethe Institut.

    Istituto Italiano di Cultura

    • 15% de desconto nas mensalidades dos cursos semestrais da EAV Parque Lage para alunos e funcionários;
    • Amigos EAV, alunos, funcionários e professores têm desconto de 20% nos cursos do Istituto Italiano di Cultura.

    Ebony English

    • 15% de desconto nas mensalidades dos cursos semestrais da EAV Parque Lage para alunos e funcionários;
    • Amigos EAV, alunos, funcionários e professores têm desconto de 10% nos cursos do Ebony English.
    • Amigos EAV, alunos, funcionários e professores têm desconto de 20% nos cursos do Istituto Italiano di Cultura.

    Abraço Cultural

    • 15% de desconto nas mensalidades dos cursos semestrais da EAV Parque Lage para alunos e funcionários;
    • Amigos EAV, alunos, funcionários e professores têm desconto de 20% nos cursos do Abraço Cultural.

    Instituto Cervantes

    • 15% de desconto nas mensalidades dos cursos semestrais da EAV Parque Lage para alunos e funcionários;
    • Amigos EAV, alunos, funcionários e professores têm desconto de 20% nos cursos do Instituto Cervantes.

  • Regras gerais

    • Os benefícios oferecidos para alunos conveniados às instituições parceiras ocorrem mediante a comprovação de vínculo ativo;
    • Todas as bolsas e descontos estão sujeitas à disponibilidade de vagas;
    • Os descontos devem ser solicitados no ato da matrícula;
    • Os descontos são aplicados por meio de regime não cumulativo com outras categorias e políticas;
    • Válido somente para matrículas realizadas através do Formulário para Bolsistas.

Bolsas sociais no
Segundo semestre de 2022:
Edital e formulário
Para acessar o edital ou o formulário de inscrições, clique nas imagens: Saiba tudo sobre o edital Quer se inscrever? Clique aqui


Fique por
Dentro
Receba as novidades da
EAV Parque Lage por email.

Eu aceito
{"system_error":{"type":2,"message":"Trying to access array offset on value of type null","file":"\/home\/application\/public\/system\/core\/inc\/functions.php","line":666},"type_of":{"ajax_console":false,"jsonp":false}}