EAV Parque Lage NEWS
  • 05
  • 10
  • 15

“Oficinema da EAV é acionar um processo autorrenovador: descobrir o que é cinema no próprio ato de fazer cinema, estimulando a reflexão crítica por meio de conversas informais em grupo.” Sérgio Santeiro. GAM.

Programa semanal organizado e produzido por Sérgio Santeiro com participação dos alunos da Oficinema. Funcionou como um cineclube que divulgava a produção de jovens cineastas, além de outras atividades artísticas como shows, teatro e poesia. Foi batizado com o nome Cineave. Um dos objetivos era permitir o envolvimento dos alunos em um ciclo completo de atividades, que vai da produção à exibição de seus filmes. Alguns dos participantes apresentados nesse programa foram: Rogério Sganzerla, Carlos Diegues, Domingos de Oliveira, Luiz Rosemberg Filho, Glauber Rocha, Ivan Cardoso, Leon Hirshman, Neville D´Almeida, Paulo C. Saraceni. É notável a criação de cartazes para as exibições. Muitos não são assinados, mas sabemos que alguns foram feitos pelo próprio Rubens Gerchman, além de outros artistas, como Barrão. Assim, títulos como Xica da Silva, Todas as mulheres do mundo, Sem essa aranha e O anjo nasceu ganharam mais de uma versão de cartaz, configurando uma amostragem de altíssima originalidade na criação gráfica e artística da época.