Katie Van  Scherpenberg 

Katie van Scherpenberg nasceu em São Paulo, Estado de São Paulo. Pintora, gravadora e desenhista, professora e conferencista, com textos editados pela antiga FUNARTE, entre outras entidades.

Viveu sua infância na Inglaterra, imigrando junto com a família para o Brasil em 1946. Seu pai radicou-se a partir de 1950 no Território Federal do Amapá, no canal norte do Rio Amazonas.

Katie morou na Ilha de Santana situada no Rio Amazonas, até 1973, quando veio definitivamente para a cidade do Rio de Janeiro.Estudou no Brasil, Inglaterrana, e na Alemanha na Academie der Bildende Kunst.

Além do trabalho em pintura, a artista desenvolve desde 1976 uma carreira como professora de Artes Plásticas, tendo lecionado em Faculdades, Instituições de Arte e Escolas em todo o território nacional. Ministra workshops e debates no seu atelier.

Fundou em 1978 o Núcleo Experimental de Arte na cidade de Petrópolis (Estado do Rio de Janeiro) junto com a compositora e poeta Geny Marcondes. Lecionou no NEARTE até 1984. Foi uma das fundadoras da ABAPP (Associação Brasileira de Artistas Plásticas Profissionais) em 1976, tendo feito parte de sua diretoria até 1983. Em 1982 idealizou o Projeto “Melhoria de Materiais”. Trabalhou nesse projeto a convite do diretor do INAP (Instituto Nacional de Artes Plásticas) até 1985, quando foi publicado “Materiais de Arte no Brasil – análise das tintas a óleo” pela FUNARTE (Fundação Nacional de Arte) sobre o resultado das pesquisas feitas nos INCQS (Instituto Nacional para Controle de Qualidade na Saúde) do Instituto Oswaldo Cruz.

A partir do final dos anos oitenta, se dedica exclusivamente ao seu trabalho de pintura e de ensino. Participou da Bienal de S. Paulo, fazendo exposições nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Noruega, Suécia e China.

Trabalha e mora no Rio de Janeiro.

Katie Van Scherpenberg - Cursos Ministrados

Filtros

Encontre o curso desejado usando o filtro abaixo, ou continue navegando para visualizar todos.
Período
Faixa etária

Veja toda a nossa gama de Cursos!


[frontend][label_floater_lpd_accept] Gerenciar cookies Rejeitar Aceitar