PINTURA-OBJETO / PIGMENTOS MINERAIS E INDUSTRIAIS / OBJETO POEMA - ARTE CONTEMPORÂNEA: ATELIER AO AR LIVRE
- 04 de março até 24 de junho
- Quarta-feira
- 14h às 16h
- Presencial
- Semestral
Apresentação
O curso compreende a utilização de pigmentos minerais e industriais sobre diversos suportes e linguagens tendo como referência as formas de expressão contemporâneas e convencionais da pintura e do objeto-poema visual e sua diversidade de expressões visuais e escritas. Objeto-pintura/objeto-poema visual e suas extensões.
Programa
O curso articula proposições práticas e conceituais a partir do uso de múltiplos suportes e materiais provenientes da natureza, da indústria e as formas de expressão artísticas praticadas no séc, XXI e na história da arte moderna até os dias de hoje. Serão abordadas questões históricas e poéticas no campo das artes visuais, incluindo movimentos, manifestos, vanguardas e experimentações. As atividades incluem a produção de obras em ateliê, ao ar livre e em espaços pessoais, além de pesquisas de criação e práticas com pigmentos naturais e minerais, pesquisas de criação e práticas, assim como suporte teórico para uma autonomia artística do aluno ou grupos que queiram se organizar durante as atividades.
Professores
-
Dinâmica
O curso será desenvolvido em formato de livre-laboratório de atividades, experimentação e pensamento, combinando projeções, falas, trocas coletivas e acompanhamento individual. As atividades envolvem a criação de pinturas em diversos formatos, suportes e materiais, a realização de objetos tridimensionais, além de experimentações com fotografia, vídeo, ferramentas digitais, performances, ocupações, intervenções e interferências artísticas. Também serão exploradas práticas como macroprojeções, sonoridades, vídeo-instalações, escritas poéticas e visuais, apropriações e incorporações de matérias e materiais, estimulando a livre criação por meio de formas autônomas de expressão corporal e sensorial. Os participantes poderão desenvolver trabalhos externos temporários ou efêmeros no Parque Lage, em ambientes urbanos e em outros territórios que ofereçam condições para projetos experimentais.
-
Público Alvo e pré requisitos
Indicado para pessoas interessadas em criar, conhecer e/ou pesquisar o campo das artes visuais, aprofundar seus processos artísticos, encontrar ou desenvolver uma forma pessoal de expressão.
Cursos voltados às diferentes PRÁTICAS ARTÍSTICAS, que estimulam a experimentação de meios, materiais, com ênfase nos processos de investigação e produção de trabalhos e no acompanhamento continuado dessa produção.
